CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Slide anterior
Próximo slide
Slide anterior
Próximo slide
INFRAESTRUTURA E EDUCAÇÃO

Governo de MT firma R$ 110 milhões em convênios no Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia para obras

Otaviano Pivetta assinou 28 parcerias com municípios e reforçou modelo de gestão compartilhada para acelerar obras e ampliar investimentos no interior
Mato Grosso firma R$ 110 milhões em convênios com cidades do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia para obras de infraestrutura e educação

publicidade

O Governo de Mato Grosso oficializou nesta quarta-feira (24) a assinatura de 28 convênios que somam R$ 110 milhões em investimentos para municípios das regiões do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia. Os recursos serão destinados a obras de infraestrutura urbana, pavimentação, educação, iluminação pública e construção de equipamentos esportivos, em mais uma rodada de parcerias diretas entre o Executivo estadual e as prefeituras.

A assinatura ocorreu durante reunião no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, com a presença do governador Otaviano Pivetta (Republicanos), prefeitos da região, deputados estaduais e federais.

Segundo Pivetta, o objetivo é acelerar a execução das obras e reduzir entraves burocráticos, fortalecendo a autonomia das gestões municipais na aplicação dos recursos.

“Com essas parcerias queremos reduzir cada vez mais a burocracia para que os recursos do Estado cheguem a quem realmente está lá na ponta, que é a população. Nos últimos anos, essa gestão conseguiu reverter a situação financeira do Estado, impulsionou o crescimento e está levando para os municípios, atuando em total parceria com os prefeitos, que são quem conhecem e têm autoridade para realizar essas obras”, afirmou.

Guarantã do Norte recebe R$ 10,8 milhões em educação

Entre os municípios contemplados, Guarantã do Norte firmou convênios que somam R$ 10,8 milhões, todos voltados para a área da educação. Os investimentos incluem a ampliação de salas de aula na Escola Municipal Professora Sueli Olmira Pereira, novas estruturas escolares e a construção de uma escola estadual no bairro Jardim Araguaia.

Leia Também:  O Globo revela: STJ investiga Mauro por suspeita de favorecimento ao Banco Master em consignados de MT

O prefeito Márcio Gonçalves destacou que o modelo adotado pelo governo facilita o planejamento local e permite maior agilidade na execução.

“Essa visão do Governo de Mato Grosso de atuar em parceria com as prefeituras vai nos ajudar a planejar as obras para que saiam do papel o quanto antes e a gente consiga evitar situações como o período chuvoso. O município vai conseguir tocar a obra mais de perto, com atenção”, disse.

Carlinda terá R$ 15,5 milhões para asfalto e piscina semiolímpica

O município de Carlinda foi um dos que receberam maior volume de recursos nesta etapa, com R$ 15,5 milhões destinados a obras de desenvolvimento urbano e educação. Entre os projetos estão a pavimentação de estradas vicinais e ruas do distrito Del Rey, além da construção de uma piscina semiolímpica na Escola Municipal Manoel Bandeiras. O prefeito Pastor Fernando ressaltou que a escuta individualizada dos prefeitos fortalece o desenvolvimento regional.

“Tanto a reunião com os prefeitos, ouvindo cada um para fazer investimentos onde cada município mais precisa, vai trazer inúmeros resultados. Essa colaboração entre Estado e município faz o Estado crescer e os resultados vêm”, afirmou.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá debate nova data para eleição da Mesa Diretora

Alta Floresta, Matupá e Itaúba também são contempladas

Além de Guarantã e Carlinda, outros municípios também assinaram convênios relevantes.

Alta Floresta garantiu R$ 4,4 milhões para obras de infraestrutura urbana. Itaúba terá R$ 7,3 milhões para pavimentação e construção de arquibancada.

Matupá recebeu R$ 14,4 milhões para reforma geral e construção de uma nova escola estadual. Nova Bandeirantes garantiu R$ 4,7 milhões para obras de asfalto e uma nova quadra esportiva.

Nova Canaã do Norte terá R$ 4,9 milhões para melhorias urbanas. Nova Guarita contará com R$ 2 milhões para pavimentação e Nova Santa Helena recebeu R$ 3,2 milhões para iluminação pública e construção de um pórtico.

Também foram contemplados os municípios de Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Marcelândia.

Investimentos fortalecem interior de Mato Grosso

As regiões do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia abrangem 17 municípios e concentram áreas estratégicas para a economia de Mato Grosso, principalmente na produção agropecuária, logística e expansão urbana.

A estratégia do governo é descentralizar investimentos e fortalecer a capacidade de execução local, mantendo o modelo de parceria com prefeitos como eixo central da política de infraestrutura estadual.

Participaram da reunião os deputados federais Juarez Costa e Fábio Garcia, além dos deputados estaduais Nininho, Dilmar Dal Bosco e Diego Guimarães.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade