Dois faccionados foram presos nesta quinta-feira (19), no bairro Jardim Eldorado, em Cuiabá, após tentarem quebrar celulares ao verem uma viatura da Polícia Militar durante a Operação Tolerância Zero às Facções Criminosas. A tentativa de destruir os aparelhos levantou suspeitas imediatas e resultou na prisão por tráfico de drogas.
Policiais da 14ª Companhia Independente de Força Tática realizavam patrulhamento tático pela Rua J.B. quando perceberam que os suspeitos começaram a danificar os próprios celulares ao notarem a presença da viatura. Diante da atitude, a equipe realizou a abordagem no local.
Mesmo após ordens para colocarem as mãos na cabeça, os homens resistiram inicialmente e continuaram tentando quebrar outros aparelhos. Eles obedeceram somente após a terceira determinação dos militares.
Droga, celulares e rádios comunicadores
Durante busca pessoal e veicular em um Hyundai HB20 branco, a Polícia Militar encontrou duas porções de substância análoga à maconha, totalizando aproximadamente 14 gramas. Além disso, os policiais localizaram uma pochete com cinco celulares e dois cartões bancários.
Nas imediações do veículo, a equipe também apreendeu dois rádios comunicadores do tipo HT, equipamentos frequentemente utilizados por integrantes de facção criminosa para comunicação durante a prática de tráfico de drogas em Cuiabá.
Em entrevista preliminar, um dos abordados afirmou que quebrou o celular por orientação de uma organização criminosa. Já o outro relatou que havia sido preso anteriormente por atuar como recolhedor de valores para facção e disse que destruiu o aparelho porque continha informações consideradas sigilosas.
Mandado de prisão por tráfico de drogas
Após checagem nos sistemas de segurança pública, os policiais constataram que um dos suspeitos havia fornecido nome falso. Na sequência, ele foi identificado como alvo de mandado de prisão preventiva em aberto pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Com isso, além da nova prisão em flagrante no Jardim Eldorado, o suspeito também passou a responder pelo cumprimento do mandado judicial.
Diante dos fatos, os dois receberam voz de prisão e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Cuiabá, sem registro de lesões corporais. A Polícia Civil investiga o caso e apura a possível ligação dos presos com facção criminosa atuante na região do Jardim Eldorado.




















