O Cuiabá já tem adversário definido para a segunda fase da Copa do Brasil 2026. O duelo será contra o Santa Catarina, de Rio do Sul (SC), que fez história ao vencer o IAPE por 2 a 0, no estádio Alfredo João Krieck, e garantir sua primeira classificação em uma competição nacional.
Com o apoio de 1.949 torcedores, o time catarinense decidiu a partida na etapa final. Alex Gonçalves marcou ao aproveitar o rebote de uma cobrança de pênalti defendida parcialmente pelo goleiro. Na sequência, Renan Henrique fez bela jogada individual e ampliou o placar, confirmando a vitória e a vaga inédita.
O confronto contra o Cuiabá está marcado para o dia 4 de março, em jogo único, com mando do Santa Catarina, novamente em Rio do Sul. Caso o empate persista no tempo regulamentar, a decisão da vaga para a terceira fase será nas cobranças de pênaltis.
Enquanto o Dourado disputará sua 17ª edição do torneio, o clube catarinense vive um momento histórico ao participar pela primeira vez do campeonato. Quem avançar do confronto enfrentará o classificado do duelo entre Ceilândia e Jacuipense.
Nas últimas participações, o Cuiabá alternou bons e maus resultados. Em 2025, caiu logo na estreia, sendo superado pelo Porto Velho nos pênaltis. Já em 2024, venceu Real Noroeste e Portuguesa-RJ antes de ser eliminado pelo Goiás na terceira fase.
Em 2023, o time foi eliminado pelo São Raimundo-RR ainda na primeira fase. Em 2022, passou por ASA e Figueirense, mas acabou derrotado pelo Atlético-GO nos pênaltis, na Arena Pantanal. No ano anterior, em 2021, avançou diante do Sergipe e caiu na etapa seguinte para o 4 de Julho.
A campanha mais expressiva do Cuiabá na competição aconteceu em 2020, quando entrou direto nas oitavas de final, eliminou o Botafogo e se despediu apenas nas quartas de final, após confronto com o Grêmio.




















