CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá reconhece descoberta

publicidade

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, nesta quinta-feira (19), moção de aplauso à bióloga e pesquisadora Tatiana Sampaio pela descoberta da polilaminina, proteína que pode representar um avanço no tratamento de paralisia causada por lesão na medula espinhal. A homenagem reforça o reconhecimento institucional a uma pesquisa científica brasileira que já desperta interesse internacional e pode impactar diretamente pacientes de Mato Grosso e de todo o país.

A proposta foi apresentada pela vereadora Dra. Mara (Podemos). Segundo os estudos iniciais, pacientes submetidos ao tratamento experimental com polilaminina apresentaram melhora significativa dos movimentos, inclusive em casos de tetraplegia decorrente de lesão medular. Embora a pesquisa ainda esteja em fase de testes, os resultados têm ampliado o debate sobre regeneração da medula espinhal e novas alternativas terapêuticas para pessoas com paralisia.

A polilaminina atua estimulando a reconstrução de conexões nervosas interrompidas após traumas na coluna vertebral. Por isso, especialistas acompanham a evolução do estudo, que pode abrir caminho para um novo modelo de tratamento de lesão na medula espinhal no Brasil. Além disso, a repercussão internacional reforça o potencial impacto da descoberta na medicina regenerativa.

Leia Também:  Ex-vereador na AL

Além da moção aprovada na Câmara de Cuiabá, o deputado estadual Faissal Calil (PL) também apresentou moção de congratulação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Dessa forma, tanto o Legislativo municipal quanto o estadual registram apoio formal a uma pesquisa que pode mudar o cenário do tratamento de paralisia e recuperação de movimentos no país.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade