O governador Mauro Mendes (UNIÃO) afirmou que o Governo de Mato Grosso tem atuado e feito investimentos no combate a violência contra mulher. Segundo ele, a melhor forma de resolver esse problema é encará-lo e não fingindo que não existe.
“(…) O que a gente pede a vocês, muitas colegas de trabalho que trabalham conosco no governo, é que a melhor forma de resolver o problema é não fingir que ele existe. É enfrentar de frente, por mais que seja dolorido, por mais que seja desconfortável. Nós temos que falar sobre o problema e agir”, afirmou.
“É isso que nós estamos procurando: conscientizar as mulheres da importância de denunciar. A violência começa antes do primeiro soco. A agressão física é um passo. O assassinato, às vezes, é o último passo terrível e cruel de um processo que, muitas vezes, começou bem antes e foi tolerado”, continuou.
Pelo segundo ano consecutivo, Mato Grosso registra os índices mais altos de feminicídio do Brasil, sendo um dos estados mais violentos para as mulheres.
De acordo com o governador, somente este ano, mais de 14 mil medidas protetivas foram emitidas até o momento. Além disso, ele defendeu a necessidade de uma mudança cultural, por meio da educação para mudar esse cenário em todo país.
“Fazendo isso, a gente talvez não mude o mundo, mas você pode mudar o comportamento do seu filho, pode ajudar a mudar o comportamento do seu irmão, do seu pai, do seu marido, do amigo. E isso tem uma força. Se muitas pessoas fizerem isso, a gente muda uma sociedade”.