O senador Jayme Campos (União) avaliou na noite desta segunda-feira (06), de forma positiva a recente videoconferência entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente americano, Donald Trump, que resultou em um sinal de retomada das negociações econômicas entre Brasil e Estados Unidos.
Segundo o parlamentar, o diálogo entre as duas maiores economias das Américas é “necessário e estratégico” para o equilíbrio comercial e político da região. Para Jayme, o encontro já deveria ter ocorrido há mais tempo.
“Eu acho que isso já tinha que ser feito há algum tempo. Não podemos chegar ao ponto de aplicar um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, seja da indústria ou do campo. Tem que prevalecer o bom senso, sobretudo o respeito”, afirmou o senador.
Ele defendeu ainda que o Brasil, como oitava maior economia do mundo e com uma população de mais de 220 milhões de habitantes, deve ser tratado com equidade nas relações internacionais.
“É fundamental mantermos a normalidade e o respeito que sempre existiram entre Brasil e Estados Unidos. Os dois países têm uma relação histórica e estratégica, e é importante que ela seja fortalecida”, observou.
Jayme também alertou para os riscos de que disputas políticas interfiram em decisões econômicas.
“Os Estados Unidos não podem, de forma alguma, misturar política interna com política econômica. Isso prejudica não só o Brasil, mas também os próprios norte-americanos”, afirmou, lembrando que muitos empresários dos EUA também foram afetados pelas tarifas impostas ao comércio bilateral.
Por fim, o senador encerrou elogiando o gesto de diálogo entre os dois presidentes.
“Essa iniciativa é louvável e demonstra amadurecimento político. É uma atitude meritória dos chefes de Estado, que mostram ter interesse genuíno no desenvolvimento econômico e social das Américas”, concluiu.
















