Durante uma visita ao Aquário Municipal de Cuiabá ao lado do prefeito Abílio Brunini (PL), o governador Mauro Mendes (União) falou sobre as origens do projeto e avaliou a atual estrutura do local.
Mendes destacou que grande parte do que foi visto no interior do aquário corresponde ao planejamento e execução realizados durante sua gestão como prefeito da capital.
“O que nós vimos ali dentro é basicamente aquilo que nós tínhamos deixado na época. A decoração dos aquários, a parte arquitetônica interna, a estrutura do prédio: tudo isso já havia sido contratado, pago e executado naquela gestão. Claro que alguns detalhes de acabamento foram feitos depois, mas confesso que o padrão de qualidade ainda está aquém do que acredito que Cuiabá merece, mas dá para melhorar”, disse o governador.
Questionado sobre a possibilidade de o governo estadual colaborar com a prefeitura na gestão do aquário, Mauro ressaltou os desafios estruturais e operacionais enfrentados pelo estado.
“O governo é um ente muito maior do que qualquer prefeitura. Como tal, tem algumas vantagens por ser grande, mas também muitas desvantagens, principalmente pela complexidade de gerir atividades cotidianas. Nós estamos realizando um grandioso parque aqui na cidade, com obras já em estágio avançado – cerca de 70% contratadas. No entanto, o estado tem dificuldade em assumir pequenas atividades operacionais. Vamos avaliar como ajudar, mas é complicado para o estado de Mato Grosso tocar tarefas desse tipo”, explicou.
O aquário ganhou notoriedade quando Abílio foi fazer uma vistoria técnica no local e descobriu que a antiga gestão, do então prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) havia determinado a cobrança de R$ 20,00 para a visitação do espaço.
Ao tomar conhecimento da forma que estava sendo feito a cobrança, imediatamente Abílio determinou a suspensão da cobrança deixando o local de fato, para a população usufruir.
Rapidamente, sem a cobrança, os moradores e turistas foram conhecer o espaço e atrativos. No entanto, o complexo não está completamente entregue como deveria, devido a isso, Abílio determinou a retirada das placas do antigo prefeito, e assim que o local ficar 100% pronto, será feita uma inauguração verdadeira.