CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.
QUER ACABAR COM OS ESCONDIDOS

Abilio garante o fim dos radares “caça-níquel” e promete lombadas eletrônicas com display de velocidade

Administração estuda nova licitação ou adesão a ata de preços para contratar outro fornecedor

publicidade

O prefeito Abilio Brunini (PL) assegurou nesta quinta-feira (15) que os chamados radares “caça-níquel” – instalados de forma escondida – deixarão de existir em Cuiabá. Segundo ele, a atual empresa responsável pelos equipamentos de fiscalização eletrônica tem contrato com a prefeitura até 7 de julho e não será renovada nos moldes atuais. A administração estuda nova licitação ou adesão a ata de preços para contratar outro fornecedor.

“Nós temos o contrato com os radares encerrando no dia 7 de julho, se eu não me engano. A gente está buscando uma licitação ou uma adesão de ata de alguma empresa que vá substituir essa empresa atual. Os novos contratos não incluirão o tipo de radar chamado de caça-níquel, que é esse radar escondido. Isso não vai ter mais no município de Cuiabá”, afirmou.

No lugar desses equipamentos, a prefeitura pretende instalar lombadas eletrônicas com sinalização visível e display de velocidade, como já ocorre em alguns pontos da cidade. A proposta é priorizar a função educativa e preventiva dos radares, voltada à preservação de vidas, especialmente em locais com histórico de acidentes graves.

Leia Também:  Abílio visita HMC e assegura cirurgias de ortopedia para pacientes

“Nós vamos trabalhar com a lombada eletrônica, que é aquela sinalização com display, com contador, com a velocidade que passa, inclusive essa foi uma situação apresentada pelo vereador Dilemário Alencar. Nós estamos avaliando os lugares que isso funciona muito bem”, disse.

Brunini citou como exemplo positivo os redutores instalados em frente ao Parque de Exposições (na Avenida Beira Rio) e ao colégio Dom Pedro II (antigo Presidente Médici), que segundo ele têm cumprido papel relevante na redução de acidentes. Um dos pontos que deverá receber a nova sinalização é a Avenida Contorno Leste.

“Infelizmente existem alguns lugares em Cuiabá que esses aparelhos são necessários porque têm muitos acidentes como por exemplo o Contorno Leste. Onde estiver lombada com a finalidade de salvar vidas ele vai estar bem claro, bem ilustrado, com display de velocidade para as pessoas saberem que o equipamento está ali com a finalidade de salvar a vida das pessoas. Lugares que são escondidos, por exemplo, a Avenida Dom Bosco, isso vai sair. Aquela na Prainha vai sair e outros pontos que eles estiverem dessa forma”, completou.

Leia Também:  TCE manda Emanuel Pinheiro explicar empréstimo de R$ 139 milhões

Apesar do anúncio, o prefeito não informou quantos aparelhos serão retirados ou substituídos, nem os prazos para as mudanças.

A declaração de Brunini ocorre após o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, determinar uma auditoria nos sistemas de radares eletrônicos em Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo é apurar eventuais irregularidades na aplicação de multas e no uso dos recursos arrecadados. A fiscalização também deve convocar as empresas responsáveis pelos equipamentos e solicitar informações ao Inmetro sobre a aferição dos aparelhos.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade